dc.contributor.author |
Alves, Arthur de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2015-02-25T13:49:56Z |
|
dc.date.available |
2015-02-25T13:49:56Z |
|
dc.date.issued |
2015-02-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.834 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6797 |
|
dc.description |
ALVES, A. de O. Analise comparativa do consumo de produtos sustentáveis entre adultos jovens e idosos. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Comportamento do consumidor é o estudo de quando, por que, como e onde as pessoas escolhem comprar ou não um produto. Tenta compreender o processo de tomada de decisão do comprador, tanto individualmente como em grupo. Um produto verde é aquele cujo desempenho ambiental e social é significativamente melhor do que as correspondentes ofertas convencionais ou concorrenciais. Esses produtos geralmente são tão bons quanto os comuns, mas apresentam algum diferencial. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar e comparar o comportamento dos adultos jovens e dos idosos na compra de produtos sustentáveis. Enfatiza como os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos contribuem e afetam e influenciam a decisão de compra do consumidor. Destacam-se as características dos produtos verdes e o comportamento do consumidor ecologicamente consciente perante a disposição de tais produtos no mercado. O presente trabalho possui caráter exploratório, descritivo quantitativo e bibliográfico. Para a coleta dos dados, foram utilizados um questionário online e uma pesquisa de campo na cidade de Campina Grande - PB, onde se obteve respostas de 197 consumidores, sendo 99 com idade entre 20 e 40 anos (adultos jovens) e 98 com idade acima de 60 anos (idosos). A análise dos resultados permitiu identificar que os adultos jovens se mostram mais conscientes ecologicamente ao analisar os fatores culturais e pessoais e mais interessados nos produtos sustentáveis e seu beneficio para o meio ambiente do que os idosos que por sua vez se mostraram adeptos aos produtos verdes caso fosse indicado por um amigo ou familiar ou se fosse muito divulgado nos meios de comunicação, caracterizando, assim a influencia dos fatores pessoais e psicologicos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Yêda Silveira
Martins Lacerda |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento do consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Produtos sustentáveis |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores que influenciam o consumidor |
pt_BR |
dc.title |
Análise comparativa do consumo de produtos sustentáveis entre adultos jovens e idosos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |