UEPB - Repositório Digital

A importância da história da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática: O exemplo do papiro de Rhind

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Gutembergue Campos de
dc.date.accessioned 2015-02-25T16:26:06Z
dc.date.available 2015-02-25T16:26:06Z
dc.date.issued 2015-02-25
dc.identifier.other CDD 372. 7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6828
dc.description ALMEIDA, G. C. de. A importância da história da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática: O exemplo do papiro de Rhind. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho estruturalmente se apresenta na forma de artigo, buscando uma reflexão sobre a possibilidade do uso da História da Matemática como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem da disciplina com alunos do oitavo ano. Ao mesmo tempo apresenta uma proposta que discute historicamente as formas do fazer matemático do mundo antigo comparando com o mundo atual. Metodologicamente, escolhemos a História da Álgebra, em especial o Papiro de Rhind como cenário. Além do mais, escolhemos o método da falsa posição, como elementos exemplares, para comparação e a aplicação dos métodos discutidos. Concluímos que esse processo comparativo, de diferentes formas, interagindo com seu viés históricos antigos e atuais podem despertar e propiciar o interesse dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Lamartine da Costa Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Método da Falsa Posição pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Álgebra pt_BR
dc.title A importância da história da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática: O exemplo do papiro de Rhind pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta