Resumo:
O desenvolvimento tecnológico vivenciado pela sociedade tem despertado grande interesse em
professores e alunos pela Física Moderna e Contemporânea, já que muitas dessas tecnologias
apenas podem ser explicadas por meios dos seus postulados. Estudos bibliográficos
demonstram que há um escasso número de estudos e pesquisas relacionadas à formação inicial
de professores de Física e a compreensão de alguns conceitos quânticos, refletindo diretamente
no ensino dos fundamentos da Mecânica Quântica. Portanto, este trabalho tem por objetivo
averiguar as possíveis mudanças de concepções quânticas, em futuros professores de Física,
quando submetidos a uma oficina que faz uso experimentos virtuais relacionados à teoria
quântica. Foram avaliados, 12 alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade
Estadual da Paraíba, que participaram da oficina “O uso de experimentos para abordar conceitos
de física quântica”, através de um pré e pós-teste. Os resultados deste estudo demonstram que
houve uma mudança de concepção entre os alunos, em relação ao pré-teste, mas que estes
resultados não são satisfatórios para uma turma de futuros professores de Física.
Descrição:
SANTOS, J. C. dos. Análise das concepções quânticas dos alunos do curso de Licenciatura em Física após o uso de experimentos virtuais. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.