Resumo:
Este trabalho tem a intenção de contribuir para os estudos relacionados ao ensino da matemática e mais
especificamente com o ensino de trigonometria realizado no ensino médio. A pesquisa foi realizada na Escola
Estadual Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB objetivando analisar os métodos utilizados no ensino de
trigonometria no 2º ano do ensino médio, verificando as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores e o nível
de aprendizagem adquirido pelos alunos. O trabalho partiu de uma revisão bibliográfica, tratando inicialmente da
história da matemática, e na seqüência faz-se também um levantamento sobre a origem e evolução da trigonometria
ao longo do tempo. Finalmente, foi feito uma análise quantitativa e qualitativa sobre o ensino de trigonometria,
através de um questionário aplicado a trinta e três alunos da escola acima citada, contendo vinte questões
relacionadas ao ensino de trigonometria e também questões que exigem um conhecimento básico de geometria.
Através da pesquisa observou-se que o ensino de trigonometria é ainda muito falho, baseada em métodos
tradicionais e sem contextualização. Os alunos que fizeram parte da amostra apresentaram muitas dificuldades em
relação ao assunto, demonstrando que a metodologia utilizada não é eficiente, necessitando, portanto de
reformulações, para que os conteúdos tenham significados para o cotidiano dos alunos, garantindo dessa forma um
conhecimento eficaz.
Descrição:
SILVA, M. A. da.
Ensino da Trigonometria no 2º ano do Ensino
Médio na Escola Melquíades Vilar no município de
Taperoá-PB. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.