UEPB - Repositório Digital

Ensino da Trigonometria no 2º ano do Ensino Médio na Escola Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria Alcileide da
dc.date.accessioned 2012-11-09T13:01:33Z
dc.date.available 2012-11-09T13:01:33Z
dc.date.issued 2012-11-09
dc.identifier.other CDD 510
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/690
dc.description SILVA, M. A. da. Ensino da Trigonometria no 2º ano do Ensino Médio na Escola Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB. 2011. 56f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem a intenção de contribuir para os estudos relacionados ao ensino da matemática e mais especificamente com o ensino de trigonometria realizado no ensino médio. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB objetivando analisar os métodos utilizados no ensino de trigonometria no 2º ano do ensino médio, verificando as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores e o nível de aprendizagem adquirido pelos alunos. O trabalho partiu de uma revisão bibliográfica, tratando inicialmente da história da matemática, e na seqüência faz-se também um levantamento sobre a origem e evolução da trigonometria ao longo do tempo. Finalmente, foi feito uma análise quantitativa e qualitativa sobre o ensino de trigonometria, através de um questionário aplicado a trinta e três alunos da escola acima citada, contendo vinte questões relacionadas ao ensino de trigonometria e também questões que exigem um conhecimento básico de geometria. Através da pesquisa observou-se que o ensino de trigonometria é ainda muito falho, baseada em métodos tradicionais e sem contextualização. Os alunos que fizeram parte da amostra apresentaram muitas dificuldades em relação ao assunto, demonstrando que a metodologia utilizada não é eficiente, necessitando, portanto de reformulações, para que os conteúdos tenham significados para o cotidiano dos alunos, garantindo dessa forma um conhecimento eficaz. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fernando Luiz Tavares da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de trigonometria pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Ensino da Trigonometria no 2º ano do Ensino Médio na Escola Melquíades Vilar no município de Taperoá-PB pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta