Resumo:
O uso de simulações computacionais se torna uma importante ferramenta de ensino, que
possibilita diversas situações pedagógicas de obtenção de conhecimento prévios bem como a
inserção de novos conceitos. A PhET - Interactive Simulations da Universidade do Colorado,
oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos, que abordam os conceitos a partir de
situações de fácil compreensão e que se aproxima do dia a dia dos alunos. Em nosso trabalho
usamos o simulador de Forças e Movimentos que proporciona uma noção básica das equações
da mecânica de Newton com o movimento. Assim, nosso objetivo é descrever um relato de uma
intervenção didática com uso de um simulador computacional para mediar a compreensão das
leis de Newton. A experiência ocorreu numa turma de 1º ano do ensino médio na escola de
ensino fundamental e médio, localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Para
realizar essa investigação optamos pela utilização da abordagem metodológica de natureza
qualitativa. Optamos em realizar um estudo de caso. A nossa intenção em realizar o estudo de
caso foi verificar como uma simulação computacional influencia no ensino de Física de um
determinado conteúdo, aplicada em uma turma 1º ano do ensino médio. O conhecimento
construído com uso do simulador proporcionou aos alunos uma melhor visão da Física em
relação ao cotidiano.
Descrição:
Ó, B. H. S. do. Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador
computacional. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.