dc.contributor.author |
Ó, Bruno Henrique Siqueira do |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-17T17:47:55Z |
|
dc.date.available |
2015-04-17T17:47:55Z |
|
dc.date.issued |
2015-04-17 |
|
dc.identifier.other |
CDD 530 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7078 |
|
dc.description |
Ó, B. H. S. do. Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador
computacional. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O uso de simulações computacionais se torna uma importante ferramenta de ensino, que
possibilita diversas situações pedagógicas de obtenção de conhecimento prévios bem como a
inserção de novos conceitos. A PhET - Interactive Simulations da Universidade do Colorado,
oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos, que abordam os conceitos a partir de
situações de fácil compreensão e que se aproxima do dia a dia dos alunos. Em nosso trabalho
usamos o simulador de Forças e Movimentos que proporciona uma noção básica das equações
da mecânica de Newton com o movimento. Assim, nosso objetivo é descrever um relato de uma
intervenção didática com uso de um simulador computacional para mediar a compreensão das
leis de Newton. A experiência ocorreu numa turma de 1º ano do ensino médio na escola de
ensino fundamental e médio, localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Para
realizar essa investigação optamos pela utilização da abordagem metodológica de natureza
qualitativa. Optamos em realizar um estudo de caso. A nossa intenção em realizar o estudo de
caso foi verificar como uma simulação computacional influencia no ensino de Física de um
determinado conteúdo, aplicada em uma turma 1º ano do ensino médio. O conhecimento
construído com uso do simulador proporcionou aos alunos uma melhor visão da Física em
relação ao cotidiano. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Morgana Lígia Farias Freire |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leis de Newton |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Simulador computacional |
pt_BR |
dc.title |
Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador computacional |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |