UEPB - Repositório Digital

Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador computacional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ó, Bruno Henrique Siqueira do
dc.date.accessioned 2015-04-17T17:47:55Z
dc.date.available 2015-04-17T17:47:55Z
dc.date.issued 2015-04-17
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7078
dc.description Ó, B. H. S. do. Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador computacional. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O uso de simulações computacionais se torna uma importante ferramenta de ensino, que possibilita diversas situações pedagógicas de obtenção de conhecimento prévios bem como a inserção de novos conceitos. A PhET - Interactive Simulations da Universidade do Colorado, oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos, que abordam os conceitos a partir de situações de fácil compreensão e que se aproxima do dia a dia dos alunos. Em nosso trabalho usamos o simulador de Forças e Movimentos que proporciona uma noção básica das equações da mecânica de Newton com o movimento. Assim, nosso objetivo é descrever um relato de uma intervenção didática com uso de um simulador computacional para mediar a compreensão das leis de Newton. A experiência ocorreu numa turma de 1º ano do ensino médio na escola de ensino fundamental e médio, localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Para realizar essa investigação optamos pela utilização da abordagem metodológica de natureza qualitativa. Optamos em realizar um estudo de caso. A nossa intenção em realizar o estudo de caso foi verificar como uma simulação computacional influencia no ensino de Física de um determinado conteúdo, aplicada em uma turma 1º ano do ensino médio. O conhecimento construído com uso do simulador proporcionou aos alunos uma melhor visão da Física em relação ao cotidiano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Morgana Lígia Farias Freire pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leis de Newton pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Simulador computacional pt_BR
dc.title Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador computacional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta