dc.contributor.author |
Farias, Antônio Vanderley Costa de |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-20T20:48:50Z |
|
dc.date.available |
2015-04-20T20:48:50Z |
|
dc.date.issued |
2015-04-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 519. 5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7094 |
|
dc.description |
FARIAS, A. V. C. de. Perfil dos alunos do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba quanto a disciplina de Estatística. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Avaliar é um processo contí nuo e necessário, que nos permite ter consciência do que
fazemos da qualidade do que fazemos e das consequências que acarretam nossas a ções.
A avaliação não pode ser utilizada para medir o que o aluno aprendeu, e preciso acompanhar
o processo de construção do conhecimento do aluno. É fundamental refletirmos
sobre os novos desafi os da avalia ção, afi m de avan çarmos em dire ção a uma educa ção de
qualidade democr ática para todos. Os mecanismos de avalia ção desempenham um papel
fundamental, por vezes com consequências fatais, determinando até mesmo a exclusão do
aluno. A avalia ção deve ser usada sempre para melhorar, nunca para eliminar, selecionar
ou excluir. Este trabalho tem como objetivo investigar como a disciplina de Estat ística e
vista pelos alunos do Centro de Ciências e Tecnologia bem como o perfi l dos alunos deste
centro e a metodologia de ensino do professor da disciplina. Os dados utilizados nesse trabalho
foram oriundos de uma pesquisa de campo, por meio de uso de um questionário com
13 questões referentes a qualidade da disciplina de Estat í stica da Universidade Estadual
da Paraí ba, localizada na cidade de Campina Grande. Foram distribuí dos question ários
a 248 alunos de seis cursos, no perí odo de julho a agosto de 2014. A distribui ção dos
questionários ocorreu de acordo com a quantidade estimada para cada curso. A partir
das amostras selecionadas, procederam-se os c álculos, com o objetivo de inferir sobre a
população em estudo. Cerca de metade dos entrevistados defi niram seu grau de afi nidade
com c álculo durante o ensino m édio como moderado, e apenas a minoria defi niu como
fraco, esse resultado se repete no ensino superior. Esses alunos consideram as disciplinas
em questão importantes para qualquer área, e fundamental nas pesquisas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Tiago Almeida de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Estatística descritiva |
pt_BR |
dc.subject |
Distribuição qui-quadrado |
pt_BR |
dc.title |
Perfil dos alunos do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual da Paraíba quanto a disciplina de Estatística |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |