Resumo:
A Dança está presente na vida do ser humano desde os primórdios, quando ela era usada
em rituais, em festejos para agradecer pela boa colheita ou em qualquer outra ocasião
onde a dança aparecia na vida do homem. Com o passar dos tempos passou a se
modificar acompanhando o desenvolvimento do homem. A Religião também surgiu
com o homem e se modificou com o passar dos tempos tornando-se de grande
importância para a cultura dos povos, muitas ou quase todas contam com a Dança em
suas cerimônias, celebrações ou rituais. Mesmo sendo tão importante e fazendo parte da
cultura a Dança e a Religião muitas vezes entram em conflito nas escolas, prejudicando
a educação dos alunos. Desta forma, nosso trabalho tem como objetivo geral: analisar a
relação entre a Dança e a Religião nas aulas de Educação Física na escola. Trata-se de
uma pesquisa quali-quantitativa do tipo descritiva, tendo como campo as escolas da rede
de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Nossa população será composta por
professores de Educação Física e estudantes do Ensino Fundamental, tendo como
amostra 110 sujeitos, sendo 10 professores e 100 estudantes de 10 escolas. Os
instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semi-estruturada para professores e
questionário com questões fechadas e abertas para estudantes. A análise foi feita a partir
dos dados obtidos à luz do referencial teórico. Concluímos que a dança ainda é muito
ausente nas aulas de Educação Física nas escolas, ela ainda é lembrada apenas em datas
comemorativas. Percebemos também que a religião não interfere nas aulas de Educação
Física, mas que em aulas de dança existe uma evasão por causa da religião, mesmo este
não sendo o único motivo.
Descrição:
ARRUDA, J. da S. Dança e religião nas aulas de Educação Física na escolas: uma relação histórica e cultural. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.