UEPB - Repositório Digital

Dança e religião nas aulas de Educação Física na escolas: uma relação histórica e cultural

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Arruda, Juliana da Silva
dc.date.accessioned 2015-04-24T18:39:29Z
dc.date.available 2015-04-24T18:39:29Z
dc.date.issued 2015-04-24
dc.identifier.other CDD 792. 8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7110
dc.description ARRUDA, J. da S. Dança e religião nas aulas de Educação Física na escolas: uma relação histórica e cultural. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Dança está presente na vida do ser humano desde os primórdios, quando ela era usada em rituais, em festejos para agradecer pela boa colheita ou em qualquer outra ocasião onde a dança aparecia na vida do homem. Com o passar dos tempos passou a se modificar acompanhando o desenvolvimento do homem. A Religião também surgiu com o homem e se modificou com o passar dos tempos tornando-se de grande importância para a cultura dos povos, muitas ou quase todas contam com a Dança em suas cerimônias, celebrações ou rituais. Mesmo sendo tão importante e fazendo parte da cultura a Dança e a Religião muitas vezes entram em conflito nas escolas, prejudicando a educação dos alunos. Desta forma, nosso trabalho tem como objetivo geral: analisar a relação entre a Dança e a Religião nas aulas de Educação Física na escola. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo descritiva, tendo como campo as escolas da rede de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Nossa população será composta por professores de Educação Física e estudantes do Ensino Fundamental, tendo como amostra 110 sujeitos, sendo 10 professores e 100 estudantes de 10 escolas. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semi-estruturada para professores e questionário com questões fechadas e abertas para estudantes. A análise foi feita a partir dos dados obtidos à luz do referencial teórico. Concluímos que a dança ainda é muito ausente nas aulas de Educação Física nas escolas, ela ainda é lembrada apenas em datas comemorativas. Percebemos também que a religião não interfere nas aulas de Educação Física, mas que em aulas de dança existe uma evasão por causa da religião, mesmo este não sendo o único motivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Tenório Brasileiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Dança pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title Dança e religião nas aulas de Educação Física na escolas: uma relação histórica e cultural pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta