Resumo:
O presente relatório caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de estudo descritivo e tem
o intuito de apresentar as experiências desenvolvidas durante a monitoria do componente
curricular Ginástica Rítmica. A ginástica, enquanto conteúdo da educação física “engloba
diversas atividades como as corridas, saltos, lançamentos e lutas; tem evoluído para formas
esportivas claramente influenciadas pelas diferentes culturas” (COLETIVO DE AUTORES,
1992, p. 75) e é aqui que encontramos a Ginástica Rítmica (GR). O trabalho justifica-se pela
necessidade de oportunizar aos docentes e estudantes do referido curso o relatório do processo
de funcionamento da docência no ensino superior, com vistas a possibilitar aos interessados o
entendimento da função social exercida pelo professor de Educação Física. Como
metodologia de ensino para ministrar as aulas do referido componente, utilizamos a
abordagem de ensino Crítico-superadora, a qual está fundamentada na pedagogia históricocrítica
e no materialismo histórico dialético como teoria do conhecimento. Foram utilizados
como instrumentos de análise 25 (vinte e cinco) planos de aula, com observações contínuas e
seguidas de um diário etnográfico. O estudo relatado neste trabalho foi fruto das experiências
obtidas durante o programa de monitoria oferecido ao curso de Licenciatura Plena em
Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba, com as turmas do 5º período dos
turnos vespertino e matutino, durante os períodos 2013.1 e 2013.2. O propósito das aulas foi
possibilitar aos estudantes uma visão ampla e reflexiva sobre o componente, enfatizando não
apenas a dimensão técnica, mas didático/pedagógica e científico-filosófica. Os resultados
percebidos são relativos à experiência a uma formação acadêmica pensando na constituição
de um currículo ampliado, construindo, dessa forma, um acervo conceitual, pedagógico,
técnico e didático. Durante a monitoria houve uma troca de informações entre o
monitor/professor/aluno, na qual, podemos colocar em prática o que já vivemos enquanto
alunos deste componente curricular, nos possibilitando, no aspecto pessoal, concretizar as
ações relativas ao nosso processo de formação.
Descrição:
LUNA, E. S. de. Iniciação à docência em Educação Física: Relatório das atividades desenvolvidas na monitoria em ginástica rítmica. 2014. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.