UEPB - Repositório Digital

Iniciação à docência em Educação Física: Relatório das atividades desenvolvidas na monitoria em ginástica rítmica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Luna, Emília Serapião de
dc.date.accessioned 2015-05-21T18:25:16Z
dc.date.available 2015-05-21T18:25:16Z
dc.date.issued 2015-05-21
dc.identifier.other CDD 796. 44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7170
dc.description LUNA, E. S. de. Iniciação à docência em Educação Física: Relatório das atividades desenvolvidas na monitoria em ginástica rítmica. 2014. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente relatório caracteriza-se por uma abordagem qualitativa de estudo descritivo e tem o intuito de apresentar as experiências desenvolvidas durante a monitoria do componente curricular Ginástica Rítmica. A ginástica, enquanto conteúdo da educação física “engloba diversas atividades como as corridas, saltos, lançamentos e lutas; tem evoluído para formas esportivas claramente influenciadas pelas diferentes culturas” (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 75) e é aqui que encontramos a Ginástica Rítmica (GR). O trabalho justifica-se pela necessidade de oportunizar aos docentes e estudantes do referido curso o relatório do processo de funcionamento da docência no ensino superior, com vistas a possibilitar aos interessados o entendimento da função social exercida pelo professor de Educação Física. Como metodologia de ensino para ministrar as aulas do referido componente, utilizamos a abordagem de ensino Crítico-superadora, a qual está fundamentada na pedagogia históricocrítica e no materialismo histórico dialético como teoria do conhecimento. Foram utilizados como instrumentos de análise 25 (vinte e cinco) planos de aula, com observações contínuas e seguidas de um diário etnográfico. O estudo relatado neste trabalho foi fruto das experiências obtidas durante o programa de monitoria oferecido ao curso de Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba, com as turmas do 5º período dos turnos vespertino e matutino, durante os períodos 2013.1 e 2013.2. O propósito das aulas foi possibilitar aos estudantes uma visão ampla e reflexiva sobre o componente, enfatizando não apenas a dimensão técnica, mas didático/pedagógica e científico-filosófica. Os resultados percebidos são relativos à experiência a uma formação acadêmica pensando na constituição de um currículo ampliado, construindo, dessa forma, um acervo conceitual, pedagógico, técnico e didático. Durante a monitoria houve uma troca de informações entre o monitor/professor/aluno, na qual, podemos colocar em prática o que já vivemos enquanto alunos deste componente curricular, nos possibilitando, no aspecto pessoal, concretizar as ações relativas ao nosso processo de formação. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jeimison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Monitoria pt_BR
dc.subject Ginástica rítmica pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.title Iniciação à docência em Educação Física: Relatório das atividades desenvolvidas na monitoria em ginástica rítmica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta