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Hoje em dia é comum observar no momento de lazer e até dentro do ambiente escolar,
crianças em posse de algum equipamento eletrônico, como celular, notebook e tablets;
diferentemente de algumas décadas atrás em que a diversão era ao ar livre, na rua, na calçada
de casa, jogando bola, pulando corda, amarelinha; e certamente essa mudança no modelo do
lazer tem se propagando até para dentro da escola. É bem verdade que alguns fatores tem sido
motivo para essa mudança radical como, por exemplo, o aumento da tecnologia, da violência
e até a correria do dia a dia. No entanto, o presente estudo embasado em pesquisas
bibliográficas, teve como objetivo analisar e discutir as contribuições dos jogos populares nas
aulas de Educação Física Escolar, bem como também apresentar jogos populares possíveis de
serem trabalhados nas mesmas. Contribuindo, assim, para valorizar o resgate dos jogos
populares nas aulas de Educação Física, mostrando que a experiência sistematizada possibilita
uma vida mais saudável, uma vez que os alunos podem com a intervenção do professor de
Educação Física estar refletindo, aprendendo e posteriormente os vivenciando fora dos muros
da escola de forma consciente. Desta forma, sabendo que o jogo faz parte do bloco de
conteúdos da Educação Física, é fundamental proporcionar a experiência com os jogos
populares nas aulas, pois além de proporcionar prazer e bem estar na criança, contribui para o
exercício de regras e noções de convivência, respeito e desenvolvimento de suas
potencialidades motoras e cognitivas que são elementos fundamentais que contribuem
efetivamente no desenvolvimento pleno delas. |
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