Resumo:
Atualmente é papel da educação básica, promover um ensino que possibilite ao
estudante se posicionar criticamente frente aos aspectos científicos, tecnológicos,
sociais e ambientais para que assim exerçam seu papel como cidadãos.Nesse
sentido, é necessário se promover um ensino de Química que possa romper como o
modelo transmissão-recepção muito adotado pelos professores nas escolas
brasileiras. Vários fatores têm colaboradopara gerar as dificuldades de
aprendizagem no Ensino de Química. Entre estes, é possível destacar: o estilo da
aprendizagem, a capacidade do estudante para organizar e processar as
informações, a natureza da própria ciência e principalmente o estilo de ensino
adotado por muitos professores. O Estudo da Cinética Química se mostra como um
dos assuntos que possui certa resistência tanto por parte dos alunos em aprender,
como por parte dos professoresem lecionar, caracterizando o conteúdo como difícil
de ser ensinado. Para que se alcance um ensino construtivista, contribuindo-se para
minimizar dificuldades, faz-se necessário que os professores repensem sobrea sua
prática adotando novas metodologias participativas que contribuam para minimizar
as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. Nessa perspectiva,
àsUnidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS baseado na Teoria de
Moreira (2011), podem se constituir como uma ferramenta de ensino capaz de
contribuir no processo de construção dos conceitos científicos. As UEPS tomam
como base um conjunto de teorias, que unidas visam promover uma aprendizagem
significativa, partindo da premissa que não há ensino sem aprendizagem. Este
trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar uma proposta de Unidade de Ensino
Potencialmente Significativa para o ensino de cinética Químicacom professores em
fase de formação inicial de uma instituição pública de ensino superior do estado da
Paraíba.O público alvo foram 5 estudantes que participam do projeto de extensão e
trabalham com UEPS. Para a coleta de dados foi aplicado com os licenciandos uma
escala de Likert para avaliação da proposta e identificação das características de
Moreira. Os resultados apontam que os estudantes conseguiram observar as
características da teoria de Moreira dentro da UEPS revelando que a proposta é
favorável para promover uma aprendizagem significativa frente ao estudo da cinética
química, onde é possível perceber que grande parte das respostas atribuídas pelos
licenciandos ficou entre os itens concordo e concordo plenamente.
Descrição:
FERREIRA, E. A. Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente
significativa para o conteúdo de cinética química por professores
em formação inicial. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.