UEPB - Repositório Digital

Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de cinética química por professores em formação inicial

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, Eduardo Adelino
dc.date.accessioned 2015-06-16T16:02:47Z
dc.date.available 2015-06-16T16:02:47Z
dc.date.issued 2015-06-16
dc.identifier.other CDD 540.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7218
dc.description FERREIRA, E. A. Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de cinética química por professores em formação inicial. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente é papel da educação básica, promover um ensino que possibilite ao estudante se posicionar criticamente frente aos aspectos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais para que assim exerçam seu papel como cidadãos.Nesse sentido, é necessário se promover um ensino de Química que possa romper como o modelo transmissão-recepção muito adotado pelos professores nas escolas brasileiras. Vários fatores têm colaboradopara gerar as dificuldades de aprendizagem no Ensino de Química. Entre estes, é possível destacar: o estilo da aprendizagem, a capacidade do estudante para organizar e processar as informações, a natureza da própria ciência e principalmente o estilo de ensino adotado por muitos professores. O Estudo da Cinética Química se mostra como um dos assuntos que possui certa resistência tanto por parte dos alunos em aprender, como por parte dos professoresem lecionar, caracterizando o conteúdo como difícil de ser ensinado. Para que se alcance um ensino construtivista, contribuindo-se para minimizar dificuldades, faz-se necessário que os professores repensem sobrea sua prática adotando novas metodologias participativas que contribuam para minimizar as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos. Nessa perspectiva, àsUnidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS baseado na Teoria de Moreira (2011), podem se constituir como uma ferramenta de ensino capaz de contribuir no processo de construção dos conceitos científicos. As UEPS tomam como base um conjunto de teorias, que unidas visam promover uma aprendizagem significativa, partindo da premissa que não há ensino sem aprendizagem. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de cinética Químicacom professores em fase de formação inicial de uma instituição pública de ensino superior do estado da Paraíba.O público alvo foram 5 estudantes que participam do projeto de extensão e trabalham com UEPS. Para a coleta de dados foi aplicado com os licenciandos uma escala de Likert para avaliação da proposta e identificação das características de Moreira. Os resultados apontam que os estudantes conseguiram observar as características da teoria de Moreira dentro da UEPS revelando que a proposta é favorável para promover uma aprendizagem significativa frente ao estudo da cinética química, onde é possível perceber que grande parte das respostas atribuídas pelos licenciandos ficou entre os itens concordo e concordo plenamente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Thiago Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Cinética Química pt_BR
dc.subject UEPS pt_BR
dc.title Avaliação de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo de cinética química por professores em formação inicial pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta