Resumo:
O presente estudo é um relato de experiêcia, cujo objetivo é conhecer a influência
do Programa Institucional de Bolsas a Docência - PIBID na formação inicial dos
alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da
Paraíba, a partir da análise das expericências vivenciadas pelos licenciandos
enquanto bolsistas do programa, considerando este uma ferramenta pedagógiga na
formação inicial. O estudo realizado e relatado neste trabalho é resultado das
experiências no âmbito de uma escola da rede estadual, Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina
Grande/PB, no bairro Presidente Médice, no período de Agosto de 2012 até
Dezembro de 2013, , desenvolvido a partir da abordagem crítico-superadora,
proposta pelo Coletivo de Autores (1992), onde constatou-se avanços significativos
para o Programa PIBID/Educação Física, através do desenvolvimento de um
trabalho diferenciado com os conteúdos da cultura corporal. Através da elaboração
do projeto, constatamos que é de grande relevância tais iniciativas durante a
formação inicial, por enriquecer o processo formativo, trazendo como resultado, um
profissional mais eficiente e completo. Portanto, concluímos que é de grande
importãncia, que ações como as do PIBID sejam desenvolvidas durante o processo
formativo no ensino superior, por proporcionar aos alunos participantes uma
aproximação de seu futuro, a partir de vivências no cotidiano escolar, preparando-os
para exercer a docência.
Descrição:
OLIVEIRA, F. P. O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.