UEPB - Repositório Digital

O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Flávia Pereira
dc.date.accessioned 2015-06-16T17:16:13Z
dc.date.available 2015-06-16T17:16:13Z
dc.date.issued 2015-06-16
dc.identifier.other CDD 796. 077
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7227
dc.description OLIVEIRA, F. P. O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo é um relato de experiêcia, cujo objetivo é conhecer a influência do Programa Institucional de Bolsas a Docência - PIBID na formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, a partir da análise das expericências vivenciadas pelos licenciandos enquanto bolsistas do programa, considerando este uma ferramenta pedagógiga na formação inicial. O estudo realizado e relatado neste trabalho é resultado das experiências no âmbito de uma escola da rede estadual, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande/PB, no bairro Presidente Médice, no período de Agosto de 2012 até Dezembro de 2013, , desenvolvido a partir da abordagem crítico-superadora, proposta pelo Coletivo de Autores (1992), onde constatou-se avanços significativos para o Programa PIBID/Educação Física, através do desenvolvimento de um trabalho diferenciado com os conteúdos da cultura corporal. Através da elaboração do projeto, constatamos que é de grande relevância tais iniciativas durante a formação inicial, por enriquecer o processo formativo, trazendo como resultado, um profissional mais eficiente e completo. Portanto, concluímos que é de grande importãncia, que ações como as do PIBID sejam desenvolvidas durante o processo formativo no ensino superior, por proporcionar aos alunos participantes uma aproximação de seu futuro, a partir de vivências no cotidiano escolar, preparando-os para exercer a docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Jeimison de Araújo Macieira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta