Resumo:
Atualmente o crescente avanço científico e tecnológico promoveu o desenvolvimento de uma
diversidade de eletroeletrônicos, tais como: computadores, celulares, brinquedos, aparelhos de
som, televisões, câmeras fotográficas, entre muitos outros. O nome dado aos resíduos
resultantes destes equipamentos eletrônicos é lixo ou resíduo eletrônico e são causadores de
alguns impactos ambientais. Nesse sentindo, os livros didáticos vêm sendo sinalizados com
diferentes objetivos e propostas para o ensino com a abordagem das questões ambientais.
Neste contexto, os livros didáticos e os temas que são por eles desenvolvidos é uma
ferramenta de grande importância no ensino e aprendizagem dos conceitos de química.
Portanto, este trabalho objetivou-se um diagnóstico de quatro coleções de livros didáticos
selecionados pelo PNLD 2015, investigamos como o tema “descarte de pilhas e baterias” é
abordado nestes livros e quais os enfoques que são dados a cerca do assunto eletroquímica.
Tratou se de uma pesquisa qualitativa e os resultados apontaram que, as quatro coleções
analisadas apresentam o tema com diferente frequência e propósitos semelhantes, sendo que a
coleção Química Cidadã é a que se destaca por apresentar questões que relaciona ciência,
tecnologia, sociedade e ambiente, mostrando diversas discussões a cerca do tema, que
demonstra a significância de se discutir este tema no ensino de química, numa perspectiva das
prescrições exigidas pelos documentos legais, que vincula o tema em questão ao enfoque
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA).
Descrição:
MARTINS, A. N. A. Abordagem da problemática do descarte de pilhas e baterias nos livros didáticos de Química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.