UEPB - Repositório Digital

Abordagem da problemática do descarte de pilhas e baterias nos livros didáticos de Química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Martins, Ana Nery Alves
dc.date.accessioned 2015-07-15T13:07:42Z
dc.date.available 2015-07-15T13:07:42Z
dc.date.issued 2015-07-15
dc.identifier.other CDD 363. 728 8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7238
dc.description MARTINS, A. N. A. Abordagem da problemática do descarte de pilhas e baterias nos livros didáticos de Química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Atualmente o crescente avanço científico e tecnológico promoveu o desenvolvimento de uma diversidade de eletroeletrônicos, tais como: computadores, celulares, brinquedos, aparelhos de som, televisões, câmeras fotográficas, entre muitos outros. O nome dado aos resíduos resultantes destes equipamentos eletrônicos é lixo ou resíduo eletrônico e são causadores de alguns impactos ambientais. Nesse sentindo, os livros didáticos vêm sendo sinalizados com diferentes objetivos e propostas para o ensino com a abordagem das questões ambientais. Neste contexto, os livros didáticos e os temas que são por eles desenvolvidos é uma ferramenta de grande importância no ensino e aprendizagem dos conceitos de química. Portanto, este trabalho objetivou-se um diagnóstico de quatro coleções de livros didáticos selecionados pelo PNLD 2015, investigamos como o tema “descarte de pilhas e baterias” é abordado nestes livros e quais os enfoques que são dados a cerca do assunto eletroquímica. Tratou se de uma pesquisa qualitativa e os resultados apontaram que, as quatro coleções analisadas apresentam o tema com diferente frequência e propósitos semelhantes, sendo que a coleção Química Cidadã é a que se destaca por apresentar questões que relaciona ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, mostrando diversas discussões a cerca do tema, que demonstra a significância de se discutir este tema no ensino de química, numa perspectiva das prescrições exigidas pelos documentos legais, que vincula o tema em questão ao enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resíduo eletrônico pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Eletroquímica pt_BR
dc.title Abordagem da problemática do descarte de pilhas e baterias nos livros didáticos de Química do PNLD 2015 para o conteúdo de eletroquímica pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta