Resumo:
Este trabalho busca avaliar a metodologia de ensino de Física no 2º ano do ensino
médio através de um estudo de caso com o intuito de diagnosticar problemas
enfrentados em sala de aula durante o ensino deste componente curricular, focando nas
dificuldades e informações que permitam apresentar soluções e meios favoráveis ao
ensino de ótica. Mesmo sabendo-se que o ensino de Física, passou por mudanças em
seu processo conceitual e metodológico, de certa forma ainda apresenta dificuldades
quanto à transmissão de informação pelo professor, assim como também na parte de
aceitação dos alunos em absorver tais conteúdos. Considerando as limitações
enfrentadas pelos professores no ensino e o desinteresse por parte dos alunos, também
vale enfatizar a estrutura apresentada nas unidades de ensino, a maneira como a Física é
abordada nas escolas podendo ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas
dessa ciência, uma vez que os conceitos normalmente são apresentados de forma
puramente teórica como algo que se deve memorizar e que não se aplica aos diferentes
aspectos da vida cotidiana e que meios dinâmicos estão ausentes, os quais poderiam ter
sido aplicados desde a implantação dos conteúdos, nas escolas públicas. A metodologia
consiste na aplicação de questionários aos alunos do ensino médio na Escola Estadual
de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Correia de Menezes na cidade de Pilões -
PB, trabalhando as opiniões a respeito dos interesses das turmas em relação ao Ensino
de Física, a avaliação do(a) professor(a) quanto ao domínio de conteúdo e metodologia
utilizada ao administrar o conteúdo de ótica. Mediante a análise dos questionários,
pôde-se ter uma ideia dos anseios e das carências de métodos práticos e dinâmicos, e a
partir daí planejar as atividades diferenciados, procurando diversificar as aulas
ministradas diante da abordagem do ensino de ótica, podendo abranger outros
conteúdos a serem trabalhados.
Descrição:
DINIZ, L. A. Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Ótica: um estudo de caso. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.