UEPB - Repositório Digital

Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Ótica: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Diniz, Leandro Araújo
dc.date.accessioned 2015-07-15T13:08:21Z
dc.date.available 2015-07-15T13:08:21Z
dc.date.issued 2015-07-15
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7239
dc.description DINIZ, L. A. Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Ótica: um estudo de caso. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho busca avaliar a metodologia de ensino de Física no 2º ano do ensino médio através de um estudo de caso com o intuito de diagnosticar problemas enfrentados em sala de aula durante o ensino deste componente curricular, focando nas dificuldades e informações que permitam apresentar soluções e meios favoráveis ao ensino de ótica. Mesmo sabendo-se que o ensino de Física, passou por mudanças em seu processo conceitual e metodológico, de certa forma ainda apresenta dificuldades quanto à transmissão de informação pelo professor, assim como também na parte de aceitação dos alunos em absorver tais conteúdos. Considerando as limitações enfrentadas pelos professores no ensino e o desinteresse por parte dos alunos, também vale enfatizar a estrutura apresentada nas unidades de ensino, a maneira como a Física é abordada nas escolas podendo ter contribuído para a difusão de concepções distorcidas dessa ciência, uma vez que os conceitos normalmente são apresentados de forma puramente teórica como algo que se deve memorizar e que não se aplica aos diferentes aspectos da vida cotidiana e que meios dinâmicos estão ausentes, os quais poderiam ter sido aplicados desde a implantação dos conteúdos, nas escolas públicas. A metodologia consiste na aplicação de questionários aos alunos do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antonieta Correia de Menezes na cidade de Pilões - PB, trabalhando as opiniões a respeito dos interesses das turmas em relação ao Ensino de Física, a avaliação do(a) professor(a) quanto ao domínio de conteúdo e metodologia utilizada ao administrar o conteúdo de ótica. Mediante a análise dos questionários, pôde-se ter uma ideia dos anseios e das carências de métodos práticos e dinâmicos, e a partir daí planejar as atividades diferenciados, procurando diversificar as aulas ministradas diante da abordagem do ensino de ótica, podendo abranger outros conteúdos a serem trabalhados. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcos Antonio Barros pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Ótica pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.title Dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de Ótica: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta