Resumo:
A Teoria da Aprendizagem Significativa é um processo capaz de auxiliar os
professores em sala de aula, pois ela consiste em organizar o conhecimento
existente, de maneira que sirva de ponte para um novo conhecimento, de uma forma
não arbitrária e não literal. Mas para que isto aconteça, é necessário que sejam
atendidas duas condições: o aluno deve apresentar uma predisposição para
aprender, e o material deve ser potencialmente significativo. Quando o aluno não
apresenta um conhecimento prévio adequado para aprender determinado assunto,
entram em cena os organizadores prévios, que são materiais instrucionais que
fornecem os subsunçores necessários para atingir o objetivo proposto. Este trabalho
foi elaborado no sentido de identificar se textos introdutórios apresentados em alguns
conteúdos de livros de física do ensino médio funcionam como organizadores prévios.
Descrição:
RIBEIRO, E. M. L. Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio.
2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.