dc.contributor.author |
Ribeiro, Euticia Maria Lucena |
|
dc.date.accessioned |
2015-07-15T17:19:59Z |
|
dc.date.available |
2015-07-15T17:19:59Z |
|
dc.date.issued |
2015-07-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 530 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7242 |
|
dc.description |
RIBEIRO, E. M. L. Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio.
2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Teoria da Aprendizagem Significativa é um processo capaz de auxiliar os
professores em sala de aula, pois ela consiste em organizar o conhecimento
existente, de maneira que sirva de ponte para um novo conhecimento, de uma forma
não arbitrária e não literal. Mas para que isto aconteça, é necessário que sejam
atendidas duas condições: o aluno deve apresentar uma predisposição para
aprender, e o material deve ser potencialmente significativo. Quando o aluno não
apresenta um conhecimento prévio adequado para aprender determinado assunto,
entram em cena os organizadores prévios, que são materiais instrucionais que
fornecem os subsunçores necessários para atingir o objetivo proposto. Este trabalho
foi elaborado no sentido de identificar se textos introdutórios apresentados em alguns
conteúdos de livros de física do ensino médio funcionam como organizadores prévios. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Elialdo Andriola Machado |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Organizadores prévios |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |