UEPB - Repositório Digital

Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Euticia Maria Lucena
dc.date.accessioned 2015-07-15T17:19:59Z
dc.date.available 2015-07-15T17:19:59Z
dc.date.issued 2015-07-15
dc.identifier.other CDD 530
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7242
dc.description RIBEIRO, E. M. L. Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Teoria da Aprendizagem Significativa é um processo capaz de auxiliar os professores em sala de aula, pois ela consiste em organizar o conhecimento existente, de maneira que sirva de ponte para um novo conhecimento, de uma forma não arbitrária e não literal. Mas para que isto aconteça, é necessário que sejam atendidas duas condições: o aluno deve apresentar uma predisposição para aprender, e o material deve ser potencialmente significativo. Quando o aluno não apresenta um conhecimento prévio adequado para aprender determinado assunto, entram em cena os organizadores prévios, que são materiais instrucionais que fornecem os subsunçores necessários para atingir o objetivo proposto. Este trabalho foi elaborado no sentido de identificar se textos introdutórios apresentados em alguns conteúdos de livros de física do ensino médio funcionam como organizadores prévios. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elialdo Andriola Machado pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Organizadores prévios pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.title Uma análise simples dos organizadores prévios em livros didáticos de Física do Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta