Resumo:
Nosso estudo aborda as principais formas de avaliação utilizadas na disciplina de Matemática,
enfocando a que consideramos a menos exclusiva e desenvolvida no Educandário Caminho
do Saber – ECASA, a qual utiliza uma teoria sócio-interacionista e interacionista e tem como
principais representantes Vygotsk e Piaget respectivamente e acredita que o indivíduo aprende
com a interação com os demais, respeitando valores adquiridos. Para tanto verificamos como
é aplicada a avaliação nesta instituição de ensino que consegue aprovar 100% dos alunos
matriculados no 3º ano do Ensino Médio nos Vestibulares. Para organizar nossa monografia a
estruturamos em várias secções. Antes fizemos uma breve retrospectiva da minha trajetória
pessoal e iniciamos com uma Revisão de Literatura a cerca do tema Avaliação, sendo
questionado sobre O que é e quando avaliar, os indicadores para a avaliação em Matemática,
Avaliar o poder Matemático do aluno, a partir da resolução de problemas, a comunicação do
aluno, o raciocínio, a compreensão de conceitos, os procedimentos Matemáticos e ainda como
lidar com os erros dos alunos em Matemática. Em seguida expusemos os objetivos a serem
atingidos na pesquisa que visa estudar a avaliação na Escola Educandário Caminho Saber –
ECASA na turma do 3º ano do Ensino Médio. Fazemos um estudo das metodologias e
Considerações teóricas e em seguida os Resultados e Discussão encontrados no decorrer do
estudo. Com base nos resultados fizemos as Considerações Finais e listamos as Referências
utilizadas como pesquisa para a monografia.
Descrição:
GOUVEIA, Á. J. G.
Avaliação e aprendizagem da matemática no 3º
ano do Ensino Médio do Educandário Caminho do
Saber - Taperoá/PB. 2011. 57f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.