UEPB - Repositório Digital

Avaliação e aprendizagem da matemática no 3º ano do Ensino Médio do Educandário Caminho do Saber - Taperoá/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Gouveia, Áurea Jane Gonçalves
dc.date.accessioned 2012-11-09T13:29:52Z
dc.date.available 2012-11-09T13:29:52Z
dc.date.issued 2012-11-09
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/727
dc.description GOUVEIA, Á. J. G. Avaliação e aprendizagem da matemática no 3º ano do Ensino Médio do Educandário Caminho do Saber - Taperoá/PB. 2011. 57f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Nosso estudo aborda as principais formas de avaliação utilizadas na disciplina de Matemática, enfocando a que consideramos a menos exclusiva e desenvolvida no Educandário Caminho do Saber – ECASA, a qual utiliza uma teoria sócio-interacionista e interacionista e tem como principais representantes Vygotsk e Piaget respectivamente e acredita que o indivíduo aprende com a interação com os demais, respeitando valores adquiridos. Para tanto verificamos como é aplicada a avaliação nesta instituição de ensino que consegue aprovar 100% dos alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio nos Vestibulares. Para organizar nossa monografia a estruturamos em várias secções. Antes fizemos uma breve retrospectiva da minha trajetória pessoal e iniciamos com uma Revisão de Literatura a cerca do tema Avaliação, sendo questionado sobre O que é e quando avaliar, os indicadores para a avaliação em Matemática, Avaliar o poder Matemático do aluno, a partir da resolução de problemas, a comunicação do aluno, o raciocínio, a compreensão de conceitos, os procedimentos Matemáticos e ainda como lidar com os erros dos alunos em Matemática. Em seguida expusemos os objetivos a serem atingidos na pesquisa que visa estudar a avaliação na Escola Educandário Caminho Saber – ECASA na turma do 3º ano do Ensino Médio. Fazemos um estudo das metodologias e Considerações teóricas e em seguida os Resultados e Discussão encontrados no decorrer do estudo. Com base nos resultados fizemos as Considerações Finais e listamos as Referências utilizadas como pesquisa para a monografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Lamartine da Costa Barbosa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.title Avaliação e aprendizagem da matemática no 3º ano do Ensino Médio do Educandário Caminho do Saber - Taperoá/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta