Resumo:
O presente trabalho objetiva investigar questões relativas à linguagem matemática
identificando o grau de compreensão e as dificuldades encontradas pelos alunos em dominar a
linguagem matemática e sua simbologia. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho,
empregou-se a técnica de aplicação de questões em sala de aula com os alunos do primeiro
ano do Ensino Médio do turno noturno da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio
Conselheiro José Braz do Rêgo, localizada na cidade de Boqueirão-PB. Para a realização
dessa pesquisa contamos com a contribuição das idéias de alguns teóricos, como David
Pimm, Bruno D`Amore, Carmem Gómez-Granell e Romulo Campos Lins, assim como dos
Parâmetros Curriculares Nacionais, que permitiram concluir que existe uma inter-relação
entre a linguagem matemática e a linguagem natural. É na incessante evolução do tempo que
o homem busca novas visões, interpretações e vivências. Infelizmente essas novas visões não
estão abrangendo todas as áreas de conhecimento, ficando cada vez mais evidentes as
dificuldades encontradas na capacidade do aluno de entender a linguagem matemática. A
maioria dos alunos conclui o Ensino Médio sem conseguir compreender a Matemática quando
ela está escrita com sua simbologia, como quando se trata do conteúdo intervalo por ter uma
vasta quantidade de símbolos nele contido, dificultando o entendimento na hora de resolver
situações-problema que surgem no seu cotidiano. Sabemos que nas aulas de matemática a
metodologia aplicada em vez de contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos
educandos, está contribuindo para transformá-la na disciplina mais odiada, menos desejada,
monstruosa, sem significado, conforme resultados analisados nas questões aplicadas com os alunos.
Descrição:
SANTOS, E. B. dos.
Interações entre as linguagens natural e matemática: algumas reflexões por meio do conceito de intervalo. 2011. 554f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.