UEPB - Repositório Digital

Interações entre as linguagens natural e matemática: algumas reflexões por meio do conceito de intervalo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Euvânia Barbosa dos
dc.date.accessioned 2012-11-09T13:30:13Z
dc.date.available 2012-11-09T13:30:13Z
dc.date.issued 2012-11-09
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/729
dc.description SANTOS, E. B. dos. Interações entre as linguagens natural e matemática: algumas reflexões por meio do conceito de intervalo. 2011. 554f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho objetiva investigar questões relativas à linguagem matemática identificando o grau de compreensão e as dificuldades encontradas pelos alunos em dominar a linguagem matemática e sua simbologia. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, empregou-se a técnica de aplicação de questões em sala de aula com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do turno noturno da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo, localizada na cidade de Boqueirão-PB. Para a realização dessa pesquisa contamos com a contribuição das idéias de alguns teóricos, como David Pimm, Bruno D`Amore, Carmem Gómez-Granell e Romulo Campos Lins, assim como dos Parâmetros Curriculares Nacionais, que permitiram concluir que existe uma inter-relação entre a linguagem matemática e a linguagem natural. É na incessante evolução do tempo que o homem busca novas visões, interpretações e vivências. Infelizmente essas novas visões não estão abrangendo todas as áreas de conhecimento, ficando cada vez mais evidentes as dificuldades encontradas na capacidade do aluno de entender a linguagem matemática. A maioria dos alunos conclui o Ensino Médio sem conseguir compreender a Matemática quando ela está escrita com sua simbologia, como quando se trata do conteúdo intervalo por ter uma vasta quantidade de símbolos nele contido, dificultando o entendimento na hora de resolver situações-problema que surgem no seu cotidiano. Sabemos que nas aulas de matemática a metodologia aplicada em vez de contribuir para o desenvolvimento da capacidade dos educandos, está contribuindo para transformá-la na disciplina mais odiada, menos desejada, monstruosa, sem significado, conforme resultados analisados nas questões aplicadas com os alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Joelson Pimentel de Almeida pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Linguagem matemática pt_BR
dc.subject Símbolos matemáticos pt_BR
dc.title Interações entre as linguagens natural e matemática: algumas reflexões por meio do conceito de intervalo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta