Resumo:
Esta pesquisa desenvolveu-se junto às mulheres alunas do primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos/EJA, da cidade de Queimadas/PB, tendo como objetivo central refletir sobre a influência da condição feminina na busca por escolarização, focalizando o quanto e como a educação escolar tem alterado a qualidade de vida dessas mulheres e o quanto isto influencia na sua inserção social. Desse modo o respectivo trabalho abrange elementos de pesquisa qualitativa, sendo utilizada para coleta dos dados a entrevista semiestruturada, dessa forma, a interpretação e analise dos dados, ocorreu através das entrevistas, a fim de analisar e confrontar os dados ao contexto teórico e nesse sentido os resultados apontam que mesmo advindo de um passado histórico marcado por dificuldades e pela desvalorização pessoal, aos poucos, as mulheres estão superando o estado de submissão a que foram submetidas, historicamente pela sociedade machista. Nesse sentido consideramos que o processo de escolarização das mulheres tem contribuído principalmente, para o resgate da sua autoestima e para um maior empoderamento das mesmas.
Descrição:
Silva, M. L. A. da. EJA e gênero - significados da escolarização para mulheres de uma turma de EJA do município de Queimadas/PB: um estudo de caso. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.