Resumo:
A temática do presente trabalho é a relação família/escola com o foco nas contribuições das reuniões de pais e mestres a fim de ajudar na organização do trabalho escolar. Esta monografia objetiva investigar os processos que permeiam as reuniões de pais e mestres em uma escola municipal, tendo como foco a concepção que os pais ou responsáveis pelos alunos têm sobre a instituição, e como objetivo específico identificar como se processam as reuniões junto com a equipe técnica, professores e pais; pesquisar a existência de documentos que registrem as referidas reuniões, tais como atas de reunião, listas de presença, entre outros. O estudo aqui apresentado parte de uma investigação realizada na cidade de Boa Vista/PB, na Escola Municipal Bentonit União. A escola está localizada na zona rural da cidade. O estudo do tema ganha relevância devido ao fato de que se tem acompanhado, pelas diversas mídias, a presença de casos de violência nas escolas envolvendo professores, alunos, funcionários e familiares de alunos. Entende-se que as reuniões de pais e mestres são espaços para debater temáticas como esta, visando tornar a escola um lugar de acolhimento e produção de saberes, onde os participantes aprendem o real significado do processo educativo. Este trabalho é caracterizado como uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, respaldada nos estudos de Romanelli (1978), Libâneo (2010), Szymanski (2007), dentre outros.
Descrição:
Porto, E. de A. A relação família/escola: contribuições das reuniões de pais e mestres para a organização do trabalho escolar. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.