Resumo:
Este estudo apresenta uma análise das dificuldades e desafios enfrentada pelos educadores de Educação Infantil em seu cotidiano frente a necessidade de implantação das tecnologias educacionais. Para tanto utilizamos como referencial para o estudo uma revisão bibliográfica a luz da visão de diversos autores: Maria Montessori; Jean Piaget; Kraemer; Celestin Freinet; Lev. Vigostky, que analisam a formação do educador voltada para as tendências do mundo moderno. Objetivou-se neste trabalho analisar o redirecionamento das escolas para a implantação e implementação da informática nas práticas pedagógicas; bem como, conhecer as ações e decisões que geram transformações sociais advindas das tecnologias educacionais. Analisamos através de uma pesquisa de campo em escolas de rede publica e privada, a formação dos professores para a implantação das transformações pedagógicas que se quer alcançar de acordo com a realidade da criança de 0 a 5 anos e seu contato com as novas tecnologias de forma a integrar os conteúdos a serem desenvolvidos nas áreas de conhecimento para esta faixa etária. Os educadores entrevistados expressaram de forma positiva a implantação desta ferramenta no auxilio da didática imposta em sala. O estudo busca despertar nos educadores a necessidade de seu crescimento profissional através de reflexões sobre sua formação construindo um espaço no mundo virtual que os conduza a constatação descobertas, dúvidas, numa tentativa em levá-los a uma transformação individual, com os outros e com o mundo.
Descrição:
Silva, P. R. G. da. Infância, história e mídia: do passado a contemporaneidade. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.