Resumo:
Este trabalho analisa o conteúdo de língua portuguesa direcionado ao 6º ano da EJA disponibilizado, tanto em apostila adotada no SESC-Campina Grande-PB, quanto no livro didático utilizado na rede pública, verificando proximidades ou não desses conteúdos frente às demandas sociais de uso da língua por seus educandos(as). O procedimento teórico-metodológico deu-se com a identificação dos manuais e confrontação dos seus conteúdos, baseando-se nas contribuições educacionais de Freire (1987,1992, 1996, 1999, 2006), da concepção de língua defendida por Geraldi (1997), Travaglia (2001), dos PCN (1988) e, nas discussões sobre o livro didático no sistema educacional regular e da EJA, que orientam a elaboração de suas propostas didático-pedagógicas. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, bibliográfica e documental realizada em consulta aos manuais analisados. Os resultados mostram que as propostas da apostila e do livro didático não se diferenciam quanto ao ensino da gramática em si, apesar do livro didático apresentar uma proposta mais ampliada em termos de gêneros textuais, igualmente de conteúdo. Portanto, verifica-se que tais propostas não possibilitam ao educando o desenvolvimento das habilidades de uso da língua em termos da leitura, escrita e interação nas práticas sociais da comunicação cotidiana.
Descrição:
Celestino, F. A. Conteúdo de língua portuguesa em apostila e no livro didático do 6° ano da EJA: língua pra que te quero?. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.