Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a relação entre cinema e educação, analisando o desenho animado “Chico Bento: Na roça é diferente” para a compreensão do espaço rural e urbano na disciplina de Geografia. Essa experiência foi vivenciada por 28 alunos do 4˚ ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia adotada envolveu a pesquisa qualitativa, a observação participante, o recurso de entrevistas, exibição do desenho animado e atividade complementar. Adotamos como referencial bibliográfico, estudos teóricos de Napolitano (2003), Cintelli (2004) e Silva (2004) que acrescentaram com suas análises à contextualização que envolve a temática o cinema na sala de aula. Os resultados demonstraram que a utilização do desenho animado “Chico Bento: Na roça é Diferente” foram relevantes para o processo de aprendizagem; porém em relação ao conteúdo espaço rural/urbano é necessário que o diálogo e as atividades estimulem a reflexão, fazendo relação com os referidos espaços na atualidade. Dessa forma, quando o desenho animado em sala de aula é trabalhado adequadamente favorece a descoberta de novos conhecimentos.
Descrição:
Cabral, I. C. G. de M. Cinema e educação: uma experiência do desenho animado "Chico Bento: na roça é diferente" para a compreensão do espaço rural e urbano na disciplina de Geografia. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.