Resumo:
Este trabalho surgiu da necessidade de desenvolver uma pesquisa em torno do desenvolvimento cognitivo de crianças da Educação Infantil, refletindo sobre os caminhos através da aprendizagem significativa, envolta de interações sócio afetivas e muita criatividade, para se promover o continuum da aprendizagem. Para realização deste, foi feita uma pesquisa bibliográfica, na qual os dados literários de vários autores contribuíram significativamente para a elaboração e desenvolvimento do estudo. Durante o desenvolvimento e concretização do mesmo, concluímos que as crianças em fase da Educação Infantil têm suas aprendizagens potencializadas em função do ambiente educacional e das variadas formas de ensinar promovidas pelos educadores, os quais constituem ponto decisivo na promoção da aprendizagem das mesmas, pois são mediadores constantes do processo de tornar a “ser”. Ressaltamos a importância de fornecer as ferramentas adequadas para o trabalho focado na individualidade de cada criança valorizando as relações interativas que as crianças experimentam dentro e fora da sala de aula como vital para o seu desenvolvimento cognitivo, pois não existem limites para a aprendizagem, mas um continuum que se renova a cada conhecimento adquirido e a cada ação promovida.
Descrição:
Araújo, R. C. S. S. de. Desenvolvimento cognitivo em crianças da educação infantil: a chave da aprendizagem. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.