Resumo:
O presente estudo tem como tema a análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de educação
física nas escolas de ensino fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. O objetivo foi: identificar e
analisar os conteúdos utilizados pelos professores de Educação Física no Ensino Fundamental II da Rede Pública
de Campina Grande-PB. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, recorrendo a uma
entrevista semi-estruturada. A amostra foi composta por 07 professores de 07 escolas diferentes, sendo os
sujeitos formados em Educação Física, sendo três professores da rede estadual de ensino e 04 da rede municipal
de ensino. A entrevista foi gravada e transcrita na íntegra e os dados foram analisados no sentido de identificar
categorias. Os resultados indicam que existem algumas limitações quanto à abordagem de conteúdos, uma vez
que não havia preocupação em trabalhar os conteúdos da Educação Física, mas apenas alguns deles, como:
esporte e jogos pré-desportivos. Em relação ao tema dança, ginástica e lutas observamos a não preocupação que
estes recebem por parte dos professores dentro das aulas de Educação Física. Já relacionado à Cultura Corporal,
enquanto perspectiva pedagógica, alguns professores apresentaram elementos dos conteúdos presentes no
universo da cultura corporal, mas demonstram falta de compreensão sobre a perspectiva teórica. Hoje, o mundo
do trabalho busca profissionais comprometidos com a realidade em que atuam e não instrutores, por isso, o
profissional tem que continuar buscando formação para suprir as necessidades de sua atuação, para que possa
realizar um trabalho compatível com as necessidades de formação dos seus alunos.
Descrição:
NASCIMENTO NETO, S. S. do. Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos
professores de Educação Física nas escolas de Ensino
Fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.