UEPB - Repositório Digital

Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de Educação Física nas escolas de Ensino Fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento Neto, Severino Santino do
dc.date.accessioned 2013-01-31T14:12:25Z
dc.date.available 2013-01-31T14:12:25Z
dc.date.issued 2013-01-31
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/789
dc.description NASCIMENTO NETO, S. S. do. Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de Educação Física nas escolas de Ensino Fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como tema a análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de educação física nas escolas de ensino fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB. O objetivo foi: identificar e analisar os conteúdos utilizados pelos professores de Educação Física no Ensino Fundamental II da Rede Pública de Campina Grande-PB. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, recorrendo a uma entrevista semi-estruturada. A amostra foi composta por 07 professores de 07 escolas diferentes, sendo os sujeitos formados em Educação Física, sendo três professores da rede estadual de ensino e 04 da rede municipal de ensino. A entrevista foi gravada e transcrita na íntegra e os dados foram analisados no sentido de identificar categorias. Os resultados indicam que existem algumas limitações quanto à abordagem de conteúdos, uma vez que não havia preocupação em trabalhar os conteúdos da Educação Física, mas apenas alguns deles, como: esporte e jogos pré-desportivos. Em relação ao tema dança, ginástica e lutas observamos a não preocupação que estes recebem por parte dos professores dentro das aulas de Educação Física. Já relacionado à Cultura Corporal, enquanto perspectiva pedagógica, alguns professores apresentaram elementos dos conteúdos presentes no universo da cultura corporal, mas demonstram falta de compreensão sobre a perspectiva teórica. Hoje, o mundo do trabalho busca profissionais comprometidos com a realidade em que atuam e não instrutores, por isso, o profissional tem que continuar buscando formação para suprir as necessidades de sua atuação, para que possa realizar um trabalho compatível com as necessidades de formação dos seus alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lívia Tenório Brasileiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física escolar pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Atuação profissional pt_BR
dc.title Análise dos conteúdos de ensino propostos pelos professores de Educação Física nas escolas de Ensino Fundamental II da rede pública de Campina Grande-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta