Resumo:
Este trabalho tem como objetivo avaliar o perfil do professor/instrutor do ensino profissionalizante sob um olhar pedagógico numa unidade X ofertante dessa modalidade de ensino na cidade de Campina Grande, PB. Os sujeitos desta pesquisa são constituídos de quatorze instrutores entre homens e mulheres. Observamos os critérios que determinam como se deu o ensino profissionalizante na história do Brasil, bem como o nível de formação dos instrutores avaliados e suas sugestões e necessidades dentro do processo de formação do sujeito; Identificamos, após aplicação e analise de questionários, instrumentos de nossa pesquisa alguns pontos que fundamentam o porquê de tantos problemas vivenciados por esses instrutores. A proposta de pesquisa nos forneceu dados referentes ao perfil de formação que este sujeito precisa ter, o que a Unidade de Ensino em questão promove para essa prática e como os instrutores se posicionam diante da sua realidade como educador e o cotidiano formador. A pesquisa é de natureza quantitativa e visa apurar opiniões conscientes permitindo o teste de hipóteses. Para o aporte teórico buscamos apoio nos estudos Zotti (2004), Pitchelli (1997), Nascimento (2007), Cunha (1998), Freire (1997), Lira (1997) e Minayo (1993). O resultado dos dados sinaliza para uma conclusão reflexiva, em dois aspectos: quanto ao saber específico do conteúdo este não é suficiente para ocorrer no ambiente educativo, pois exige uma ação participativa. Constatou-se, ainda que a relação professor/aluno, professor/professor frente às dificuldades da ação pedagógica suscita interesse de melhorar, o nível formação do docente-instrutor.
Descrição:
Amorim, N. M. L. de. Um olhar pedagógico sobre o perfil do professor/instrutor na instituição do ensino profissionalizante. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.