dc.description.abstract |
Em sua longa trajetória, a escola vem sofrendo inúmeras transformações com vista a integrar no seu espaço os grupos sociais historicamente excluídos, como os educandos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Dessa forma, o presente trabalho objetiva analisar a formação profissional oferecida aos professores, no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais, matriculados no Ensino Fundamental I de uma Escola Estadual, localizada no município de Campina Grande-PB. Para tanto, buscou-se apresentar o percurso histórico do conceito de deficiência relatando os avanços e limitações apresentados, assim como discorrer sobre a prática das escolas inclusivas e a atuação dos docentes, delineando alguns caminhos na efetivação de uma educação pautada pelos princípios inclusivos. Assim sendo, fez-se uso de uma pesquisa qualitativa e, como instrumento metodológico, uma entrevista semi-estruturada tendo como participantes cinco professoras da referida escola pública. A presente pesquisa foi realizada no mês de novembro e nas duas primeiras semanas de dezembro de 2013. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin, indicando, nos seus resultados, a presença de uma visão estereotipada do aluno com deficiência, repleta de noções de incapacidade e empecilho, assim como uma exigência de maior qualidade da capacitação profissional oferecida, capaz de atender as demandas da sala de aula associando o processo formativo com uma ampliação do fenômeno da inclusão e reconhecendo a importância e a complexidade dos diversos fatores que atravessam a prática escolar inclusiva. Nesse sentido, pode-se perceber a necessidade de uma reflexão sobre a prática profissional do professor, a qual deve pautar-se em uma visão ampla, abarcando o aluno, a escola e a comunidade em que estão inseridos. |
pt_BR |