UEPB - Repositório Digital

Adolescência e as tecnologias digitais como motivação no processo de ensino-aprendizagem

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dc.contributor.author Gomes, Monique Pereira
dc.date.accessioned 2015-11-16T12:39:06Z
dc.date.available 2015-11-16T12:39:06Z
dc.identifier.other CDD 370.152 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7898
dc.description Gomes, M. P. Adolescência e as tecnologias digitais como motivação no processo de ensino-aprendizagem. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Caracterizar a adolescência e reconhecer suas especificidades deve ser algo comum à escola e aos agentes educacionais. Por se tratar de um ambiente onde perpassa uma grande parcela das fases de desenvolvimento humano, a escola deve estar preparada para agir com os indivíduos, reconhecendo suas habilidades e peculiaridades em cada uma dessas fases. Deve reconhecer o que é possível e favorável para o ensino e em especial o que deve servir de motivação para o sucesso acadêmico dos sujeitos envolvidos, mesmo reconhecendo a dinâmica social e a inserção de novas metodologias e recursos que agrega as tecnologias em seu cenário educacional. A proposta deste trabalho é analisar como a escola tem percebido os sujeitos educandos adolescentes, reconhecendo a fase transitória do desenvolvimento humano, a saber, a adolescência, identificando quais as contribuições das tecnologias digitais no processo ensino e aprendizagem para esses educandos, como recursos que podem favorecer o enriquecimento do conhecimento e da autonomia dos educandos em um novo cenário educacional, no qual as tecnologias estão cada vez mais presentes. Portanto, realizamos uma pesquisa do tipo exploratória, com 228 alunos e 8 professores de escolas públicas e privadas do município de Santa Cruz do Capibaribe – PE, no período que correspondeu de agosto a novembro do ano corrente, com intuito de perceber como os educadores têm relacionado as características propícias da adolescência à sua ação para o ensino com os mesmos. Além de apontar em que as tecnologias podem contribuir para o ensino, desde que bem articuladas às práticas dos professores reconhecendo como as tecnologias podem ser elementos motivadores dentro do processo de ensino-aprendizagem para adolescentes. Conclui-se, pois, valorização dos sujeitos adolescentes independente das tecnologias, mas, exige-se do educador o reconhecimento da dinâmica social que agrega os recursos tecnológicos enquanto elementos que podem contribuir para motivação e, consequentemente para o processo de ensino e aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Tecnologia Digital pt_BR
dc.subject Processo Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Adolescência pt_BR
dc.title Adolescência e as tecnologias digitais como motivação no processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


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