Resumo:
Este trabalho de conclusão de curso (TCC) é resultado de uma pesquisa realizada
na sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental I,em uma escola municipal
de Campina Grande tendo como objetivo como acontece o processo de
aprendizagem da leitura na alfabetização. Procurou-se compreender a relação das
crianças com as leituras realizadas na escola que auxiliam tanto no processo de
alfabetização quanto fora do contexto escolar. Como também dos tipos de textos
utilizados pela professora na sala de aula. Esse estudo se deu através da pesquisa
bibliográfica e da observação e da história oral, e teve como fonte escrita os
seguintes autores: Antunes (2009), Cagliari (2007), Martins (2006), Sousa e Silva
(2003) e outros. É importante que haja consciência que aprender a ler significa
compreender o mundo, dando sentido a ele. A alfabetização está tradicionalmente
ligada à linguagem, a cultura e ao meio social que o aluno está inserido, pois em
muitos casos eles apenas só vão ter acesso à leitura na escola. Poucas mudanças
ocorreram, pois muitos educadores ainda estão apegados a uma prática tradicional
e mecânica que torna para os alunos o ato da alfabetização um amontoado de
signos linguísticos que ele irão decorar mecanicamente. Identificar qual a é a maior
dificuldade dos alunos fez-se fundamental nesse estudo e para isso partiu-se de um
questionário que foi aplicado com os alunos e uma entrevista com a professora e
percebeu-se que há uma rede de fatores que interferem direta e indiretamente na
alfabetização dos educandos esses fatores são internos e externos a escola, pois o
meio que os alunos estão inseridos com certeza interferirá na vida escolar de cada
um.
Descrição:
Oliveira, J. de S. O ato de ler na experiencia de alunos do 1º ano de uma escola pública Municipal de Campina Grande. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.