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A escola como espaço de construção da educação do campo: análise de uma escola de assentamento de reforma agrária no município de Remígio/PB

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dc.contributor.author Balbino, Suely Medeiros
dc.date.accessioned 2015-11-16T12:40:05Z
dc.date.available 2015-11-16T12:40:05Z
dc.identifier.other CDD 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7903
dc.description Balbino, S. M. A escola como espaço de construção da educação do campo: análise de uma escola de assentamento de reforma agrária no município de Remígio/PB. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho é fruto de uma pesquisa de campo realizada na Escola Severino Bronzeado, localizada numa área de assentamentos de Reforma Agrária no município de Remígio/PB. O objetivo do estudo é analisar a Escola como espaço de construção da Educação do Campo, destacando desafios e indícios da construção de uma Educação do Campo, presentes nas práticas educativas que são desenvolvidas em conjunto com a escola. A pesquisa ocorreu a partir de uma abordagem qualitativa, numa perspectiva participante, buscando compreender e analisar os dados no processo de seu desenvolvimento por meio de fundamentos como Araújo e Silva (2011), Brandão (1997, 2002), Caldart (2002, 2003, 2012), Costa (2010), Freire (1993, 2008, 2013) e Vigotski (2004, 2007). Dessa forma, pudemos compreender o processo de construção de uma proposta de Educação do Campo para emancipação do sujeito, evidenciando que esta precisa se constituir coletivamente a partir dos próprios sujeitos do campo, na perspectiva de valorização da vida no campo, das singularidades de seus sujeitos, seus saberes e culturas. Todavia, percebemos que o contexto histórico e a realidade dos assentamentos precisam estar presentes no cotidiano da sala de aula; que a realidade da escola, em seus aspectos físicos e materiais, não atendem às necessidades de professores/as, alunos/as e da comunidade. Além disso, as práticas tecnicistas estão presentes em atividades desenvolvidas na sala de aula e não existe uma proposta coletiva estruturada sobre Educação do Campo. Contudo, constatamos indícios de Educação do Campo, expressos no desenvolvimento de práticas educativas que trabalham as vivências culturais das crianças e permitem o contato com outras realidades por meio dos projetos pedagógicos, nas aulas de campo e nas parcerias estabelecidas pela escola. Nesse sentido, existem indicativos de uma Educação do Campo evidenciados nas concepções e na prática educativa contextualizada com a realidade sócio histórica do campo, desenvolvidas no contexto da escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Nelsânia Batista da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Prática Educativa pt_BR
dc.title A escola como espaço de construção da educação do campo: análise de uma escola de assentamento de reforma agrária no município de Remígio/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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