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O desenvolvimento sócioafetivo de crianças no berçário

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dc.contributor.author Silva, Marizélia de Araújo
dc.date.accessioned 2015-11-16T12:40:15Z
dc.date.available 2015-11-16T12:40:15Z
dc.identifier.other CDD 303.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7904
dc.description Silva, M. de A. O desenvolvimento sócioafetivo de crianças no berçário. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo teve como objetivo refletir sobre o desenvolvimento sócio afetivo de crianças de berçário de uma creche filantrópica da cidade de Campina Grande-PB. Essa pesquisa surgiu das experiências vivenciadas no estágio supervisionado do curso de pedagogia–UEPB com crianças de 0 à 6 anos.Durante as observações na referida creche verificou-se a falta de profissionais com formação adequada para cuidar e educar ás crianças, de acordo com as necessidades próprias da etapa evolutiva em que se encontram, limitando-se a cuidados diários sem intervenção pedagógica adequada, bem como a falta de carinho, respeito, solidariedade e atenção.Entendendo que o afeto e a interação social fazem parte da natureza humana, pois são emoções e sentimentos positivos ou negativos que norteiam nossas decisões, bem como as relações interpessoais, sendo importante para uma convivência saudável e harmoniosa entre as crianças e cuidadores.Sendo assim, ressaltamos a importância da creche como espaço de interação social e afetiva, que deve propiciar atividades diversas que favoreçam a boa convivência, o respeito às regras, as relações afetivas com colegas e professores. Neste sentido, questionamos: Como ocorrem as relações sócioafetiva das crianças na creche estudada?Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com uma turma de crianças do berçário de uma creche da cidade de Campina Grande-PB. A fundamentação teórica teve como base os seguintes autores: Coll (2004), Cória-Sabini (2003) Feldman (2007), Papalia (2006), Myers (1999). Em suma, assinalamos a necessidade de profissionais que conheçam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, podendo assim, entender melhor como intervir nesse processo de transformação e autoconhecimento em que elas se encontram,contribuindo para uma educação mais humanizada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Livânia Beltrão Tavares pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.title O desenvolvimento sócioafetivo de crianças no berçário pt_BR
dc.type Other pt_BR


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