Resumo:
O presente estudo aborda a sala de aula, como espaço social de construção da aprendizagem entre alunos(as) e professores(as). Nessa tarefa de construção do objeto do conhecimento, surgem múltiplas vozes, marcadas pelo dizer dos sujeitos do diálogo da aprendizagem educativa. Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia tem por objetivo compreender como se efetiva o diálogo da prática pedagógica de uma sala de aula do 2º ano do Ensino Fundamental, a partir da análise do texto oral construído, na relação entre professor(a) e alunos(as) sobre as estratégias utilizadas para o processo de ensinar/aprender conteúdos escolares, no âmbito do que acontece em sala de aula, nessa modalidade de educação. A pesquisa foi realizada, em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, composta por 25 alunos, na faixa etária entre 7 e 14 anos, matriculados numa escola pública do município de Massaranduba - PB. Nesse sentido, foi definidor a opção pela metodologia qualitativo do tipo etnográfica, por meio de observações sistemáticas, o registro de diversas atividades e de conversas informais realizadas entre professora e alunos (as), além de anotações no diário de campo, os quais se constituem como corpus dessa análise. Buscamos apoio nos estudos de pesquisadores, como André (2010), Althusser (1989), Barbosa (1994), Coll (2004), Faraco (2011), Freire (1996), Kleiman (2001), Libâneo (2010), Luckesi (2008), Marcuschi (1999), Moreira (2007), Orlandi (in: VALENTE, 1999), Perrenoud (2000), Suassuna (2006), Zabala (1998 e 1999) entre outros. Este trabalho conclui que a sala de aula é um verdadeiro laboratório de aprendizagem, onde tanto o(a) professor(a) quanto os(as) alunos(as) podem compartilhar suas experiências, discuti-las e aprender mutuamente, desde que haja espaço para convivência com o diálogo.
Descrição:
Sousa, O. A. A sala de aula: espaço de desenvolvimento de múltiplas aprendizagens. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.