UEPB - Repositório Digital

Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Juliana Michelle Medeiros do
dc.date.accessioned 2015-11-16T12:40:49Z
dc.date.available 2015-11-16T12:40:49Z
dc.identifier.other CDD 152.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7907
dc.description Nascimento, J. M. M. do. Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil. 2014. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho tem por objetivo refletir sobre algumas considerações acerca das contribuições da psicomotricidade na educação infantil. A educação infantil é o início da inserção da criança ao meio educacional e é através dos estímulos proporcionados pelos professores e a interação com o meio escolar que são desenvolvidas suas capacidades cognitivas e motoras, dando início assim ao processo de alfabetização. Daí sua extrema importância para o desenvolvimento das crianças, já que é nesta fase que se inicia o progresso em seu desenvolvimento, físico, psicológico, intelectual e social. Relacionando a Psicomotricidade com a Educação Infantil, percebe-se que o desenvolvimento psicomotor da criança se dará de forma contínua no decorrer das experiências vivenciadas pela criança. Para isso, faz-se necessário que as situações de aprendizagem sejam mediadas por adultos e que estejam adequadas a cada faixa etária, as habilidades psicomotoras precisam estar presentes na vida da criança e na escola. A escola deve considerar o movimento como fundamental para o desenvolvimento integral da criança e o planejamento pedagógico deve contemplar atividades que explorem o corpo, o movimento, as relações sociais e o contato com o ambiente. E o professor da educação infantil precisa ser um(a) facilitador(a) no processo de desenvolvimento das crianças, proporcionando estímulos e situações diversas, na qual vivenciem o concreto, usando o corpo inteiro, através de atividades fundamentadas na psicomotricidade. O estudo é de caráter bibliográfico e foi construído através do estudo de artigos e livros de pesquisadores que abordam principalmente, a temática da Educação Infantil e Psicomotricidade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.title Contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta