UEPB - Repositório Digital

Letramento digital na formação docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Amanda Raquel
dc.date.accessioned 2015-11-16T12:41:02Z
dc.date.available 2015-11-16T12:41:02Z
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7908
dc.description Sousa, A. R. Letramento digital na formação docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo aborda o tema letramento digital na formação docente. Foi um estudo que ocorreu no contexto das escolas municipais de Ensino fundamental: Alice Gaudêncio, Luís Gomes da Silva e Luzia Dantas, localizadas na cidade de Campina Grande, Paraíba. O período em que ocorreu a pesquisa foi no mês de julho/2014, com 15 docentes das respectivas escolas. A sociedade da informação e comunicação exige algumas habilidades especificas na formação do cidadão, o que chamamos de letramento digital e a escola como principal agência na construção do conhecimento deve prover condições para envolver os docentes nessa nova realidade. Entretanto, na maioria das vezes, não compreendem e nem se apropriam desses benefícios por falta de uma formação adequada. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória, com análise qualitativa e descrição de alguns dados quantitativos, gerados a partir da aplicação de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas acerca do tema letramento digital. Como embalsamento teórico dispõe-se as contribuições de SOARES (2002), BUZATO, (2006) KENSKI (2007), KLEIMAN (2010), entre outros. A pesquisa revela que os docentes ainda não efetivaram em seu aprendizado o conjunto de habilidades necessárias para a aprendizagem no âmbito do letramento digital que é ensinar e aprender a pesquisar, publicar e comunicar-se em rede, e que, apesar de um dos critérios da pesquisa ter sido a escolha de escolas com laboratório de informática conectado, muitos dos docentes ainda não utilizam o computador como recurso tecnológico em suas aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Lúcia Serafim pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Letramento Digital pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.title Letramento digital na formação docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta