Resumo:
Este trabalho apresenta uma experiência de organização do fazer pedagógico em torno de um Projeto Didático intitulado Recursos hídricos de nossa comunidade, realizado em uma escola municipal situada na zona rural de Salgado de São Félix, estado da Paraíba, no Ensino Fundamental I, na modalidade multisseriada. Os sujeitos envolvidos foram dezenove alunos, dois do terceiro ano e dezesseis do quarto.O nosso objetivo geral foi apresentar as contribuições organizativa do trabalho pedagógico a partir de um projeto didático, articulando teoria e prática. Tendo como objetivos específicos: Apresentar os modelos teóricos metodológicos de ensino da leitura e escrita; discutir os gêneros didáticos e ensino, com ênfase no gênero cordel; descrever o processo de realização de um projeto de alfabetização e letramento. Para tanto desenvolvemos um projeto didático que oferecesse situações colaborativas entre os sujeitos, na perspectiva de alfabetizar letrando. O planejamento do projeto, sua execução e o registro reflexivo desta experiência foram embasadas teoricamente em autores como Lerner (2005) Abreu (1996-2006), Bazerman (1997), Ferreiro (1996-1985-2001-2010), Moraes (2012), Perrenoud (2001), Soares (1998,2003,2004) dentre outros. Podemos afirmar que é possível alfabetizar letrando, envolvendo os alunos com diferentes níveis de saberes, propondo atividades que priorizem os usos sociais da leitura e da escrita relacionando à apropriação do sistema de escrita de forma indissociável.
Descrição:
Campelo, M. E. B. M. O ensino da leitura e da escrita por meio de projetos didáticos - um relato de experiência. 2015. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.