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O presente trabalho teve como objetivo geral possibilitar que crianças vivenciassem através das práticas literárias, aspectos da literatura infantil que contribuam para o seu desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e cultural, os quais podem ampliar a compreensão de si mesmo e do mundo. E, em razão disso, constitui-se de um relato de experiência que aborda a relação da literatura infantil junto às crianças de uma creche da rede municipal de Campina Grande. Evidenciando que esse relato buscou configurar uma experiência prática com o texto literário que parte do prazer e do encantamento, rompendo assim com as práticas que, na maioria das vezes, utilizam a literatura como pretexto para inserir “conteúdos didáticos” nas salas de Educação Infantil. Os principais autores, nos quais se baseia a fundamentação teórica do trabalho, foram: Abramovich (1991), Cavalcanti (2000), Busatto (2008) e José (2007). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de intervenção, com delineamento de estudo descritivo-interpretativo, a qual se configura como sendo um relato de experiência, que parte da vivência literária numa turma de Educação Infantil na Creche Vovó Adalgisa, desde o início do ano de 2014, situada no Bairro do Mutirão, município de Campina Grande-PB. Por fim, os resultados da experiência com a literatura infantil no espaço de uma Creche Municipal de Campina Grande veio confirmar nossas expectativas, ao compreender que se constitui de uma prática de extrema relevância, tendo em vista que contempla os aspectos social, afetivo, cognitivo e cultural do texto literário. |
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