UEPB - Repositório Digital

Literatura e infância: um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Patrícia Edivânia Rodrigues do
dc.date.accessioned 2015-11-16T13:00:37Z
dc.date.available 2015-11-16T13:00:37Z
dc.date.issued 2015-02-12
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7949
dc.description Nascimento, P. E. R. do. Literatura e infância: um relato de experiência. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo geral possibilitar que crianças vivenciassem através das práticas literárias, aspectos da literatura infantil que contribuam para o seu desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e cultural, os quais podem ampliar a compreensão de si mesmo e do mundo. E, em razão disso, constitui-se de um relato de experiência que aborda a relação da literatura infantil junto às crianças de uma creche da rede municipal de Campina Grande. Evidenciando que esse relato buscou configurar uma experiência prática com o texto literário que parte do prazer e do encantamento, rompendo assim com as práticas que, na maioria das vezes, utilizam a literatura como pretexto para inserir “conteúdos didáticos” nas salas de Educação Infantil. Os principais autores, nos quais se baseia a fundamentação teórica do trabalho, foram: Abramovich (1991), Cavalcanti (2000), Busatto (2008) e José (2007). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de intervenção, com delineamento de estudo descritivo-interpretativo, a qual se configura como sendo um relato de experiência, que parte da vivência literária numa turma de Educação Infantil na Creche Vovó Adalgisa, desde o início do ano de 2014, situada no Bairro do Mutirão, município de Campina Grande-PB. Por fim, os resultados da experiência com a literatura infantil no espaço de uma Creche Municipal de Campina Grande veio confirmar nossas expectativas, ao compreender que se constitui de uma prática de extrema relevância, tendo em vista que contempla os aspectos social, afetivo, cognitivo e cultural do texto literário. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Desenvolvimento da Criança pt_BR
dc.title Literatura e infância: um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta