UEPB - Repositório Digital

Histórias em quadrinhos: resultado de uma oficina pedagógica de leitura e escrita nos anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cesáreo, Carla Priscila Gonçalves
dc.date.accessioned 2015-11-16T13:00:49Z
dc.date.available 2015-11-16T13:00:49Z
dc.date.issued 2015-02-09
dc.identifier.other CDD 372.62
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7950
dc.description Cesáreo, C. P. G. Histórias em quadrinhos: resultado de uma oficina pedagógica de leitura e escrita nos anos iniciais. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Esse artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita através das histórias em quadrinhos no contexto dos anos iniciais. Como objetivos específicos, buscamosperceber, através dos quadrinhos, como é possível discutir as práticas de leitura e escrita nos anos iniciais e apresentar os quadrinhos como suporte educativo e que contribuem com as práticas de leitura e para a formação desses leitores. Trata-se de uma pesquisa em caráterbibliográficoe também de ação.Para tanto, postulados teóricos como Rangel (2009) focalizando no diálogo do texto com o leitor, Luyten (2011) tratandosobre a importância da comunicação entre os alunos e Vergueiro, In: Rama (2009/2010), que nos traz as concepções das histórias em quadrinhos dentro e fora de sala de aula, dentre outros teóricos significativos, nos propiciaram suporte no desenvolvimento da oficina de HQ´s.A aplicação desta oficina se deu junto ao projeto de extensão Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação localizada na Av. Severino Bezerra Cabral S/N,bairro Catolé,durante o ano letivo de 2012, na cidade de Campina Grande – PB. Objetivamos contribuir para a prática da leitura e escrita no cotidiano das crianças contempladas pelo projeto e interligá-las a essas técnicas considerandoas contribuições advindas da professora da turma e sua experiência docente. Desta forma, a partir das intervenções realizadas apoiando-se em procedimentos tais como:observação da turma, aplicação de questionários, planejamento e aplicação de oficinas, percebemos que o contato com as HQ’S contribuíram para a melhor formação dos alunos, pois a tirinha trabalhada proporcionou-lhes maior gosto pela leitura e escrita e despertou-lhes o senso crítico.Os procedimentos desenvolvidos promoveram nas crianças uma maior interação e familiaridade com a leitura e a escrita. Assim, tais práticas devem ser continuadas pela comunidade escolar e também por toda a sociedade, haja vista que as práticas de leitura e escrita devem se dar além dos muros das instituições escolares. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História em Quadrinho pt_BR
dc.subject Leitura e Escrita pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title Histórias em quadrinhos: resultado de uma oficina pedagógica de leitura e escrita nos anos iniciais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta