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Esse artigo tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas de leitura e escrita através das histórias em quadrinhos no contexto dos anos iniciais. Como objetivos específicos, buscamosperceber, através dos quadrinhos, como é possível discutir as práticas de leitura e escrita nos anos iniciais e apresentar os quadrinhos como suporte educativo e que contribuem com as práticas de leitura e para a formação desses leitores. Trata-se de uma pesquisa em caráterbibliográficoe também de ação.Para tanto, postulados teóricos como Rangel (2009) focalizando no diálogo do texto com o leitor, Luyten (2011) tratandosobre a importância da comunicação entre os alunos e Vergueiro, In: Rama (2009/2010), que nos traz as concepções das histórias em quadrinhos dentro e fora de sala de aula, dentre outros teóricos significativos, nos propiciaram suporte no desenvolvimento da oficina de HQ´s.A aplicação desta oficina se deu junto ao projeto de extensão Saberes e Práticas Educativas em Ações Culturais Itinerantes na Biblioteca da Escola, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação localizada na Av. Severino Bezerra Cabral S/N,bairro Catolé,durante o ano letivo de 2012, na cidade de Campina Grande – PB. Objetivamos contribuir para a prática da leitura e escrita no cotidiano das crianças contempladas pelo projeto e interligá-las a essas técnicas considerandoas contribuições advindas da professora da turma e sua experiência docente. Desta forma, a partir das intervenções realizadas apoiando-se em procedimentos tais como:observação da turma, aplicação de questionários, planejamento e aplicação de oficinas, percebemos que o contato com as HQ’S contribuíram para a melhor formação dos alunos, pois a tirinha trabalhada proporcionou-lhes maior gosto pela leitura e escrita e despertou-lhes o senso crítico.Os procedimentos desenvolvidos promoveram nas crianças uma maior interação e familiaridade com a leitura e a escrita. Assim, tais práticas devem ser continuadas pela comunidade escolar e também por toda a sociedade, haja vista que as práticas de leitura e escrita devem se dar além dos muros das instituições escolares. |
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