Resumo:
O presente trabalho é fruto de uma experiência própria como aluno do curso de Licenciatura em Pedagogia com habilitação em Supervisão Educacional poder exercer a função de coordenador de turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), no município de Juazeirinho P/B e, tem como objetivo principal investigar e mostrar como se desenvolveu o trabalho do coordenador municipal do PBA, no município acima citado. Participaram na construção desse artigo um efetivo de 8 (oito) alfabetizadores entre homens e mulheres em uma faixa etária de 21 a 28 anos. Contamos também, na construção desse artigo, com a participação de 123 (cento e vinte e três) alunos (as) matriculados (as) no programa com idades distintas (de 25 a 62 anos). Esses educandos estavam distribuídos em 8 (oito) salas de aulas, localizadas em 3( três) escolas. Adotamos na construção deste trabalho a pesquisa descritiva envolvendo o uso de duas técnicas exclusivas na sua aplicação: observação sistemática e o preenchimento de questionários. Para o aporte teórico, nos fundamentamos em Silva e Menezes (2000), Paulo Freire (1996), dados do IBGE (2010) e do Senso Escolar Brasileiro (2011). Conclui-se desse estudo que o trabalho do coordenador municipal do PBA contribui muito para o bom funcionamento das turmas da EJA, desde as questões de ordem administrativas até as orientações pedagógicas de estratégias metodológicas, que se estuda durante os encontros de formação, para a realização das atividades de alfabetização de pessoas, em sua maioria na faixa etária adulta e jovem, matriculada nas salas de aulas que funcionavam com essa modalidade de ensino.
Descrição:
Araújo, L. de S. O papel do coordenador de turmas no Programa Brasil Alfabetizado na cidade de Juazeirinho/ PB. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.