UEPB - Repositório Digital

Relato de experiência como instrumento de avaliação em um curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lourenço, Werya Barbosa
dc.date.accessioned 2015-11-16T13:01:46Z
dc.date.available 2015-11-16T13:01:46Z
dc.date.issued 2015-02-19
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7956
dc.description Lourenço, W. B. Relato de experiência como instrumento de avaliação em um curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo analisar o relato de experiência como instrumento de avaliação no Ensino Superior, tomando como referência a disciplina Currículo no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A partir da fundamentação teórica em Matos (2007), que abriu a discussão sobre a análise das concepções de avaliação dos estudantes, que tem sido uma das opções de trabalho na educação. Assim como, pautaremos a discussão em Camargo (1997), que traz para nós a importância do uso de resgaste da memória, pois é uma atividade onde o discente está a todo tempo refletindo sobre sua aprendizagem. As concepções de avalição foram discutidas através dos teóricos Esteban (2008), Hoffman (2005), Vasconcelos (2007), Libâneo (1994) e Luckesi (1992) para então analisar seis relatos de experiências, que foram produzidos por uma turma de Currículo, que tive a oportunidade de acompanhar durante o período de 2013.2, quando atuei como monitora da Disciplina, sob orientação da Professora Francisca Pereira Salvino. Os relatos de experiências consistiam no registro das aprendizagens significativas construídas durante as aulas de Currículo e foram utilizados como atividade avaliativa para composição da nota da primeira unidade, na qual a turma se dedicou a desconstruir/reconstruir significados de currículo, levando em consideração diferentes teorias curriculares, como progressivismo, eficientificismo, fenomenologia, reprodutvismo, crítica e pós-estruturalista. Conclui que o resgate da memória é um exercício muito interessante porque as alunas ficaram livres para escrever suas percepções sobre as aulas, mas sempre mediadas e orientadas pela Professora; o instrumento de avaliação escolhido foi rico, não deixou as alunas tensas, pelo contrário, fez com que as discentes assumissem a responsabilidade pelas suas aprendizagens, participando, discutindo, refletindo, indagando, registrando. Portanto, o relato de experiência pode ser um instrumento interessante, desde que as aulas a serem registradas também sejam interessantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisca Pereira Salvino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Avaliação do Estudante pt_BR
dc.subject Relato de Experiência pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.title Relato de experiência como instrumento de avaliação em um curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta