UEPB - Repositório Digital

A importância da literatura infantil na sala de aula: desafios para a formação de leitores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Euzébio, Haydee Maria
dc.date.accessioned 2015-11-16T13:02:03Z
dc.date.available 2015-11-16T13:02:03Z
dc.date.issued 2015-05-28
dc.identifier.other CDD 028.5
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7957
dc.description Euzébio, H. M. A importância da literatura infantil na sala de aula: desafios para a formação de leitores. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa, que se configura como um estudo de caráter bibliográfico, objetiva discutir a importância da literatura infantil, especialmente os contos de fada, para a formação de leitores. Consideramos que a escola é um espaço privilegiado para o estudo da literatura e onde devem ser lançadas as bases para a formação do indivíduo e é nesse espaço que a leitura precisa ser privilegiada para estimular o exercício da criatividade e do senso crítico. Nesta pesquisa, baseados em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Cosson (2010), Costa (2007), Coelho (2000) Maia (2007), dentre outros, problematizamos o espaço da literatura em sala de aula, discutimos a importância da literatura infantil nas séries iniciais do Ensino Fundamental, fizemos um pequeno panorama da literatura infantil desde suas origens até a atualidade, abordando a literatura infantil no contexto educacional, a literatura infantil e a formação do leitor e apresentamos os contos de fadas enquanto possibilidades para o ensino, de forma a destacar as suas contribuições para a formação do leitor e para a construção de valores éticos. Consideramos a literatura infantil, incluindo aqui os contos de fada, uma atividade necessária não só ao projeto educacional do indivíduo, mas, também, ao projeto existencial; pois, a leitura literária além de ser um ato que se realiza no âmbito da cognição, apresenta caráter social, histórico e político. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Valdecy Margarida da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Cotos de Fadas pt_BR
dc.subject Formação de Leitor pt_BR
dc.title A importância da literatura infantil na sala de aula: desafios para a formação de leitores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta